Novo Site

Artigos

Frota digital e a contratação de autônomos: é possível contratar com segurança jurídica?

As empresas que não possuem frota própria sempre enfrentaram o grande desafio de buscar autônomos e agregados para a prestação de serviços que pudessem auxiliar, ou mesmo possibilitar, sua sobrevivência no mercado. Cresceu, nos últimos anos, a opção pelo uso de plataformas digitais, por parte destas empresas, que objetivam, assim como outras, a redução de custos, aliada a segurança e eficiência.

Continue lendo »

Limitações legais ao planejamento patrimonial e sucessório

Se buscarmos a etimologia da palavra “planejar” torna-se mais explícita a ideia do instituto jurídico da planificação patrimonial e sucessória. O verbo deriva do latim planus, que significa “superfície plana”. Na França, desde meados do século XVI, planejar se referia aos esboços dos projetos de cidades e edifícios1.

Continue lendo »

Tributação monofásica do ICMS e seu efeito sobre a tributação dos combustíveis – temos boas ou más notícias para o segmento?

O Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação, conhecido como “ICMS”, é regulamentado pela Lei Complementar 87/96 e incide sobre operações relativas à circulação de mercadorias, prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, bem como sobre serviços de comunicação e telecomunicação.

Continue lendo »

Suspensão dos processos trabalhistas em execução

Em recente decisão no Recurso Extraordinário n.º 1.387.795, com repercussão geral reconhecida no Tema n.º 1.232, o ministro Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, em âmbito nacional, todos os processos trabalhistas que estejam na fase de execução e tratem da inclusão no polo passivo de empresa do mesmo grupo econômico que não tenha participado das fases de instrução e julgamento.

Continue lendo »

Novas medidas para efetivação de cumprimento executório

No Código de Processo Civil há um rol exemplificativo de preferência de bens a serem penhorados em caso de execução, conforme art. 835. Entretanto, a penhora deverá recair sobre tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, dos juros, das custas e dos honorários advocatícios, conforme art. 831 do CPC.

Continue lendo »

Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS: Entenda a Lei 14.592/23

No último dia 30 foi publicada a Lei nº 14.592, validando a Medida Provisória Nº 1.159/23, que vedou a apropriação de créditos da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), apurados no regime da não-cumulatividade, sobre o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que tenha sido destacado na operação de aquisição.

Continue lendo »

Golpes por meios eletrônicos e como se prevenir

Hoje, em razão de uma rotina pesada ou para melhor administração do tempo, grande parte da população utiliza de meios eletrônicos para atender suas necessidades, como, por exemplo, realizar pedido de comida por aplicativo. Porém, golpistas tem utilizado disso para realização de um novo golpe, o chamado, popularmente, como “golpe delivery”, no qual o entregador de um produto, objeto ou comida por meio delivery, utiliza uma máquina de cartão fraudulenta ou insere valor acima do devido.

Continue lendo »